Docência do ensino superior em enfermagem: formação, motivações e satisfação profissional
International Journal of Development Research
Docência do ensino superior em enfermagem: formação, motivações e satisfação profissional
Received 03rd March, 2021; Received in revised form 11th April, 2021; Accepted 06th May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Reila Campos Guimarães de Araújo, et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A docência em enfermagem é, quase sempre, marcada pela insuficiência de preparação específica para a função. A motivação e o nível de satisfação do corpo docente são fundamentais para promover resultados positivos nas instituições de ensino superior. O objetivo deste estudo foi conhecer o tipo de formação docente e compreender as motivações e o nível de satisfação com a docência de professores de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo exploratório de abordagem quali-quantitativa, realizado com professores de enfermagem de quatro instituições de ensino superior, sendo uma pública e três privadas. Foram usados dois instrumentos para a coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada. Alguns professores, no início da carreira, optaram pela prática assistencial, e as motivações que influenciaram a escolha da docência foram a inspiração em antigos professores e a influência familiar, sendo que houve predominância dos docentes que afirmaram estarem satisfeitos com a carreira docente. Ressalta-se que a motivação para iniciar e continuar na carreira docente pode influenciar, de maneira substancial, na satisfação e prazer ao trabalho executado. Um professor satisfeito promove melhor gerenciamento da sala de aula e facilita o desempenho do aluno na construção do conhecimento.