Avaliação das medidas compensatórias da hidrelétrica de belo monte relacionadas à saúde do município de altamira-pa
International Journal of Development Research
Avaliação das medidas compensatórias da hidrelétrica de belo monte relacionadas à saúde do município de altamira-pa
Received 08th March, 2021; Received in revised form 21st April, 2021; Accepted 04th May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Antonio Carlos Lima. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
As condicionantes ambientais estabelecidas para o licenciamento do empreendimento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte-Pa, nas suas distintas fases, definem a obrigatoriedade da empresa Norte Energia S/A de apresentar, dentro de seu Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o diagnóstico do setor saúde, como também o planejamento e as ações necessárias para a mitigação dos impactos no setor saúde descritos no Plano de Saúde Pública (PSP). O resultado apontam que algumas das ações planejadas não foram alcançadas ou executadas dentro dos prazos inicialmente estabelecidos no PSP, portanto, não dispondo em momento oportuno as estruturas necessárias e operacionais adequadas para o atendimento da população própria e atraída. Em razão do não estabelecimento de metas no controle das principais doenças apontadas no EIA, houve dificuldade de nível significativo concernente à análise do programa de vigilância epidemiológica, prevenção e controle de doenças resultando assim em aumento das doenças transmissíveis e não transmissíveis por influência direta da implantação da UHE Belo Monte, principalmente nas taxas de morbimortalidade por causas externas, aumento notório de óbito por transtornos mentais e comportamentais, crescimento dos casos de HIV, sífilis, sífilis neonatal e hepatites virais. Sendo observada, também, redução dos casos de malária, mortalidade infantil e estabilização dos casos de tuberculose, hanseníase e leishmaniose.