Fatores comportamentais e psicológicos como determinantes da propensão ao endividamento feminino
International Journal of Development Research
Fatores comportamentais e psicológicos como determinantes da propensão ao endividamento feminino
Received 25th March, 2021 Received in revised form 27th April, 2021 Accepted 11th May, 2021 Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Milena de Sá Martins Cruz et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo deste estudo foi investigar quais os fatores que levam à percepção de endividamento sobre si e o risco ao sobre-endividamento das mulheres na microrregião de Salgueiro, Pernambuco, Brasil. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário via de Google Forms a uma amostra por conveniência de 58 mulheres. Os resultados evidenciaram que, controlando para características socioeconômicas, atitudes de falta de gerenciamento financeira pessoal, orientação temporal voltada para o presente e atitudes de autocontrole são os fatores que mais explicam, em média, a maior sensação de endividamento nas mulheres investigadas. Já a percepção de sucesso determinada pela obtenção e acumulação de bens, a falta de atitudes de autocontrole e falta de gerenciamento financeira são os principais determinantes de um maior risco ao sobre-endividamento feminino na região investigada. Contudo, sugere-se a necessidade de ações de políticas públicas de qualificação financeira, reduzindo, dessa forma, a desigualdade de gênero, elevando a qualidade de vida, e consequentemente, promovendo desenvolvimento econômico regional.