Fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame papanicolau
International Journal of Development Research
Fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame papanicolau
Received 14th March, 2021; Received in revised form 06th April, 2021; Accepted 03rd May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Maria Ivanilde de Andrade et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar os principais fatores que dificultam a adesão de mulheres ao exame Papanicolau. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado através de uma revisão de literatura, cujo tema abordou os fatores que predispõem a não adesão de mulheres ao exame Papanicolau. Foram utilizados dez artigos científicos, publicados entre 2019 e 2021, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sites e plataformas científicas. Resultados: Fatores como medo, vergonha, preconceito, falta de tempo, falta de conhecimento acerca do exame e da vacina, negação, falta de vínculo, insegurança, falta de ética dos profissionais, falta de estrutura são os principais fatores que levam a não adesão ao exame. Conclusão: O câncer do colo de útero tem se tornado um problema de saúde pública, o que nos remete a pensar em estratégias para minimizar este quadro. Esta patologia pode ser diagnosticada precocemente através do exame Papanicolau que é considerado um exame de grande valia e baixo custo, mas para que este exame se torne efetivo entre as mulheres faz se necessário, juntamente com as políticas de saúde, o conhecimento destes fatores bem como rompimento das barreiras que impedem a adesão de mulheres ao exame preventivo.