Sucessão na gestão do agronegócio: estudo multicaso entre agricultores familiares
International Journal of Development Research
Sucessão na gestão do agronegócio: estudo multicaso entre agricultores familiares
Received 16th March, 2021; Received in revised form 05th April, 2021; Accepted 26th May, 2021; Published online 26th June, 2021
Copyright © 2021, Janaína Gaia Ribeiro Dias et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A continuidade das atividades agrícolas por meio da sucessão é importe para a consolidação da agricultura familiar, diminuição do êxodo rural e produção de alimentos. Essetrabalho descreve um estudo realizado junto a produtores rurais, inseridos no contexto da agricultura familiar do município de Cacoal, no estado brasileiro de Rondônia, cujo objetivo foi analisar a importância da sucessão para a continuidade do negócio, sob a ótica dos gestores rurais.Trata-se de umapesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: revisão bibliográfica e formulário semiestruturado, composto por 20 questões. Os participantes da pesquisa foram produtores rurais,os quais eramcooperados na Coopercacoal, uma cooperativa agropecuária de agricultores familiares de Cacoal. A amostra foi formada por 26 produtores. Os resultados revelam que os gestores entendem que o processo sucessório é importante para a continuidade das atividades do empreendimento e consequentemente, o fortalecimento da agricultura familiar. Contudo,verifica-se certa contradição, uma vez que, pouco tem sido feito para que esse processo sucessório ocorra de forma satisfatória. Recomenda trabalhar mais o planejamento da sucessão, para que essa troca de gerência não venha impactar de forma negativa o progresso da atividade.