Impactos da pandemia por covid-19 a qualidade de vida e a saúde mental do estudante de enfermagem
International Journal of Development Research
Impactos da pandemia por covid-19 a qualidade de vida e a saúde mental do estudante de enfermagem
Received 16th March, 2021; Received in revised form 03rd April, 2021; Accepted 08th May, 2021; Published online 20th June, 2021
Copyright © 2021, Bruno da Silva Lourenço et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A pandemia do COVID-19 gerou movimentação nunca vista antes no cenário da educação. Tal situação gerou necessidades de mudanças e desafios enormes a todos os atores envolvidos. Em tempos ditos normais já sobram motivos para gerar prejuízo à qualidade de vida e a saúde mental do estudante, porém o contexto atual de pandemia é muito mais preocupante. Com isso, tem-se por objetivos descrever as evidências científicas que apontam para a qualidade de vida e a saúde mental do estudante da graduação em Enfermagem em tempos de pandemia e propor medidas para docentes, gestores de cursos e para a Instituições de Ensino Superior promoverem junto a seus estudantes. Trata-se de estudo reflexivo consubstanciado por fontes secundárias da literatura pertinente à temática, considerando artigos de periódicos nacionais e internacionais e produções recentes sobre educação, formação em saúde, qualidade de vida, saúde mental e o Covid-19. Os resultados apontam que os efeitos da pandemia no setor educacional para formação em saúde vão além de mudanças que signifiquem reorganizar uma estrutura de ensino. É necessária uma forte mudança de paradigma dos gestores, docentes e discentes para que modifiquem as práticas de ensino, outrora ditas tradicionais, transformando-as em práticas inovadoras.