Covid-19 e os 200 anos de florence nightingale: contributos da teoria ambientalista em tempos de pandemia
International Journal of Development Research
Covid-19 e os 200 anos de florence nightingale: contributos da teoria ambientalista em tempos de pandemia
Received 20th January, 2021; Received in revised form 11th February, 2021; Accepted 09th March, 2021; Published online 30th April, 2021
Copyright © 2021, Natália Pereira Marineli et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Trata-se de uma comunicação livre com o intuito de refletir acerca das contribuições da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale para o atual cenário da Pandemia da COVID-19. A Teoria Ambientalista apresentada em 1859 por Florence Nightingale, demonstra que o controle do ambiente, bem como a lavagem das mãos, e cuidado com a saúde mental tem influência direta na saúde dos indivíduos. A higienização das mãos é uma medida eficaz para o controle da propagação da COVID-19. Os 200 anos de Florence Nightingale trazem a reflexão sobre a necessidade da adoção das medidas de controle da infecção do novo coronavírus, em especial, a higienização das mãos, evitando ambientes insalubres e aglomerações, reconhecidos como como estratégias de combate à disseminação dessa pandemia.