Benefícios do uso terapêutico de cannabidiol (cbd) em pacientes oncológicos: uma revisão sistemática da literatura
International Journal of Development Research
Benefícios do uso terapêutico de cannabidiol (cbd) em pacientes oncológicos: uma revisão sistemática da literatura
Received 19th January, 2021; Received in revised form 26th February, 2021; Accepted 17th March, 2021; Published online 28th April, 2021
Copyright © 2021, Nayara Oliveira Vaz et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Revisar os efeitos terapêuticos do uso do cannabidiol (CBD) em pacientes oncológicos. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática com base de dados de artigos científicos acerca dos efeitos terapêuticos da utilização de canabinóides em pacientes com diagnóstico de câncer. Resultados: O câncer é considerado como um grave problema de saúde pública a nível global. Por se tratar de uma doença com repercussões clínicas, epidemiológicas e sociais importantes, novas alternativas terapêuticas têm sido estudadas para incluir no tratamento da doença, como a utilização da Cannabis sativa. Da família da Cannabaceae, esta planta possui comprovados efeitos ansiolíticos, antipsicótico e analgésico, podendo ser utilizada de forma eficaz no tratamento de pacientes oncológicos. Além disso, a Cannabis ainda impacta diretamente na redução das náuseas e vômitos, que são sintomas comuns associados ao tratamento de neoplasias. Considerações finais: A atual aplicação clínica do uso de canabinóides concentra-se no controle de náuseas e vômito, sendo utilizado como terapêutica adjuvante à quimioterápicos. Salientamos a importância de reavaliar os efeitos adversos em relação a sua administração e esclarecer seus efeitos antitumorais em humanos.