Estresse e estilo de vida de estudantes universitários
International Journal of Development Research
Estresse e estilo de vida de estudantes universitários
Received 28th December, 2020; Received in revised form 15th January, 2021; Accepted 27th February, 2021; Published online 17th March, 2021
Copyright © 2021, Patrícia Espíndola Mota Venâncio et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo geral desse trabalho foi identificar e correlacionar o nível de estresse e o estilo de vida dos estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Direito da instituição de ensino UniEVANGÉLICA – campusAnápolis.Trata-se de um estudo transversal quantitativo descritivo em 78 universitários. Como instrumento, foi utilizado o questionário Estilo de Vida (Pentáculo bem-estar) para e o questionário Estresse (Escala do Estresse Consciente). Foi feita utilizando a correlação de Person, teste “T” independente e ANOVA. Como resultado no Estilo de Vida, 92% foram classificados com índice positivo. Quanto ao nível de estresse, 50% estão com nível de estresse alto e grave. Ao correlacionar o estilo de vida e o estresse, houve uma correlação do estilo de vida no domínio Atividade Física com os domínios Nutrição (r=0,0407), Relacionamento Social (r=0,311), Controle de Estresse (r=0,310), e do estilo de vida no domínio atividade Física com nível de Estresse (r= -0,346). Conclusão: Os estudantes estão com nível de estilo de vida positivo em todos os seus domínios e o nível de estresse alto, mostrando-se uma correlação em que estudantes que praticam atividade física e tem uma vida mais saudável são os que sabem lidar melhor com o estresse.