Vaca Com Gestação Gemelar Submetida A Cesariana
International Journal of Development Research
Vaca Com Gestação Gemelar Submetida A Cesariana
Received 17th December, 2020 Received in revised form 24th December, 2020 Accepted 03rd January, 2021 Published online 28th February, 2021
Copyright © 2021, José Pires de Carvalho Neto et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: relatar um caso de uma cesariana de uma vaca com gestação gemelar atendida no município de Bom Jesus-PI. Método: Após a palpação retal, foi dado o diagnóstico de que se tratava de uma gestação gemelar. Anestesia foi com Acrepromazina 1% por via intramuscular e Lidocaína 2% utilizado para fazer o bloqueio peridural e em L invertido. A técnica cirúrgica foi a de incisão pelo flanco esquerdo. Após retiradas dos fetos o útero foi suturado pelo método de Cushing na ida e Lembert na volta, ambos com fio absorvível, a cavidade usou-se três padrões de suturas, peritônio e músculo transverso do abdômen sutura simples continua com fio absorvível e nos músculos oblíquo interno e externo foi usado fio absorvível com o método de cerzidura contínua, a dermorrafia com fio inabisorvivel com padrão simples interrompido. O pósoperatórios, usou-se antimicrobiano em dose única, pomada cicatrizante Ganadol® e Bactrovet® Prata, ambos por via tópica. Discussão: A técnica mostrou-se bastante eficaz para se realização do procedimento a campo em casos de cesarianas de gestação gemelar que requerem protocolos de anestesia e técnicas específicas para obter êxito na cirurgia. Conclusão: Após 15 dias remoção dos pontos e com 45 dias avaliado e reintegrado ao rebanho.