Candidaturas avulsas como possibilidade de ampliação dos direitos políticos dos cidadãos
International Journal of Development Research
Candidaturas avulsas como possibilidade de ampliação dos direitos políticos dos cidadãos
Received 10th December, 2020 Received in revised form 15th December, 2020 Accepted 22nd January, 2021 Published online 24th February, 2021
Copyright © 2021, Layde Lana Borges da Siva and Ablynie Laryssa dos Santos Goulart. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A profunda crise de representação política brasileira implica em um desinteresse por parte dos cidadãos na vida política do país. As candidaturas avulsas podem auxiliar na reversão ou pelo menos amenizar essa situação, engajando cidadão para participar mais ativamente da democracia. Objetiva-se proceder a uma análise sobre as possibilidades de retorno das candidaturas independentes ao Brasil, que após reformas políticas, foram inviabilizadas. Exploramos o instituto no Direito Comparado, como fonte de pesquisa e de exemplificação do funcionamento das candidaturas sem filiação partidária. Abordam-se os argumentos mais recorrentes, contra e a favor dessas candidaturas. Conclui-se que não é possível saber em que exata medida o estabelecimento das candidaturas avulsas traria bons resultados, mas é fato que a política brasileira se encontra desgastada e aparentemente não há nenhum entrave absoluto para a inadmissão de candidaturas independentes, principalmente porque nelas, os eleitores brasileiros poderia, em perspectiva, ter maiores esperanças e participação no sistema eleitoral.