Perfil epidemiológico da sífilis gestacional no estado da paraíba
International Journal of Development Research
Perfil epidemiológico da sífilis gestacional no estado da paraíba
Received 20th August, 2020; Received in revised form 07th September, 2020; Accepted 22nd October, 2020; Published online 30th November, 2020
Copyright © 2020, Thâmara Maria Pereira Araújo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: descrever a ocorrência da Sífilis Gestacional no estado da Paraíba, considerando-se o perfil epidemiológico das mães e dos casos notificados. Método: trata-se de um estudo epidemiológico descritivo com abordagem quantitativa, realizada com dados do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde, na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva. Resultados: verificou-se um total de 1.586 casos de sífilis gestacional no período de 2017 a 2019, com maior prevalência no ano de 2018, predominando a faixa etária entre 15-20 anos. Conclusão: A associação entre a falha na assistência pré-natal, a deficiência no tratamento da sífilis gestacional e do parceiro pode ser um reflexo desse alto índice da doença, sendo necessárias ações preventivas, sendo uma doença de diagnóstico fácil e o seu tratamento ser de baixo custo e/ou gratuito.