Eficácia de óleos vegetais in natura e ozonizados no controle de sporothrix schenckii
International Journal of Development Research
Eficácia de óleos vegetais in natura e ozonizados no controle de sporothrix schenckii
Received 28th August, 2020; Received in revised form 14th September, 2020; Accepted 19th October, 2020; Published online 24th November, 2020
Copyright © 2020, Nara Moraes Guimarães et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A esporotricose é uma micose subcutânea causada por Sporothrix schenckii, um fungo dimórfico muito disperso na natureza, especialmente em climas temperados e tropicais. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a eficácia dos óleos de girassol, oliva e dendê in natura e ozonizados no controle in vitro de Sporothrix schenckii ATCC 16345. Para avaliar a atividade antimicrobiana dos óleos foi utilizada a linhagem padrão de Sporothrix schenckii ATCC 16345. Os óleos foram ozonizados por meio de um gerador corona. Para a avaliação da concentração inibitória mínima (CIM), diluições seriadas dos óleos foram preparadas em placas de microdiluição com 96 poços. A seguir, acrescentados 0,05L da suspensão padronizada (106 células viáveis mL-1) da linhagem de S. schenckii. Avaliação foi realizada após incubação a 28oC por 24h. Verificou-se que todos óleos apresentaram atividade antifúngica. Os óleos de girassol e de dendê ozonizados apresentaram a menor CIM (6,25% e 12,5%, respectivamente) e a menor CFM (12,5%), para os demais óleos os valores variaram entre 25% a 100%. Os óleos vegetais in natura e ozonizados representam uma abordagem interessante do ponto de vista farmacêutico para o manejo de uma variedade de patologias em humanos e animais.