Violence and masculinity: strategies for sensitization and prevention against violence in the male population
International Journal of Development Research
Violence and masculinity: strategies for sensitization and prevention against violence in the male population
Received 29th August, 2020; Received in revised form 06th September, 2020; Accepted 14th October, 2020; Published online 24th November, 2020
Copyright © 2020, Renata Gomes Soares et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este artigo busca compreender as interfaces do referencial de gênero com as estratégias de prevenção de violência masculina propostas por estudos realizados no campo da saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa abrangendo o período entre 2009 e 2018, por meio de 14 artigos com abordagem qualitativa enfocando estudos empíricos que apresentaram ações e propostas relativo ao tema da violência na população masculina brasileira. Os resultados apontaram que fatores socioculturais do que é ser homem, como a masculinidade é construída de maneira longitudinal perpassando os ciclos de vida é o que repercute em comportamentos de risco que levam os homens a situações de violência tanto como autor ou vítima. Neste sentido, estratégias de prevenção a violência precisam estar atentas para compreensão do como os homens constroem a sua relação com o cuidado de si e com os outros. O estudo conclui que os parâmetros históricos, econômicos e socioculturais que demarcam as relações de gênero no Brasil estão diretamente relacionados a violência na população masculina. Com base nisso, estratégias que abordam a violência precisam englobar ações de prevenção assim como propostas de sensibilização em particular de profissionais de saúde, para garantir a construção do exercício de múltiplas formas de expressar a masculinidade, minimizando sua vinculação a situações de risco.