Professores que ensinam ciências a partir de texto fílmico: uma reflexão sobre a mediação e a interdisciplinaridade
International Journal of Development Research
Professores que ensinam ciências a partir de texto fílmico: uma reflexão sobre a mediação e a interdisciplinaridade
Received 17th June 2020; Received in revised form 26th July 2020; Accepted 20th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, José Nunes dos Santos and Maria José Fontana Gebara. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O principal objetivo desse estudo foi analisar as possibilidades da utilização do filme “Procurando Nemo (2003)” na Educação Científica e suas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem de conceitos científicos e construção de significados relacionados à Ecologia, em uma perspectiva interdisciplinar de padrões de interações discursivas e mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, acompanhada de estudo de caso qualitativo. No que tange à abordagem interdisciplinar, foi possível observar que é admissível associar práticas interdisciplinares à utilização de filmes nas aulas de Ciências, como forma de exercitar a articulação dos conteúdos planejados. Verificou-se que a ferramenta cultural fílmica mostrou-se útil para a mediação do conhecimento, informar o conhecimento científico e analisar situações-problema. Pode-se dizer que tais potencialidades ampliaram as possibilidades dos participantes - no caso, os alunos - de se apropriarem e, consequentemente, construírem conceitos e novos significados na sala de aula.