Percepções das mulheres em relação ao cuidado recebido durante o nascimento
International Journal of Development Research
Percepções das mulheres em relação ao cuidado recebido durante o nascimento
Received 17th June 2020; Received in revised form 28th July 2020; Accepted 07th August 2020; Published online 29th September 2020
Copyright © 2020, Geísa Sereno Velloso da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Avaliar a percepção das mulheres sobre o nascimento e os cuidados recebidos pelos profissionais de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, qualitativo, realizado por meio de entrevista semi-estruturada baseada nas técnicas de organização e Análise de Conteúdo. O estudo constituiu-se de 30 mulheres que passaram pela experiência do nascimento em um município do Rio de Janeiro/Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário com caracterização das entrevistadas e 12 questões com informações sobre o objeto do estudo. Resultados: Pode-se perceber a insatisfação da mulher com a assistência recebida, episiotomias frequentes sem autorização das pacientes, pressão psicológica, protagonismo médico no parto, medicalização desnecessária e assistência desumanizada. Conclusão: O estudo revelou que a maioria das mulheres vivenciaram experiências negativas no processo da parturição, com predomínio da negligência, do autoritarismo e posição de objeto da mulher em relação ao cuidado. Espera-se que o nascimento de um filho seja um momento mágico e especial na vida da mulher, mas, o estudo revela, a falta da empatia, do cuidado humanizado, da boa escuta e da prontidão dos profissionais da saúde retratada na categoria circo dos horrores.