Práticas discursivas sobre cabelos cacheados: uma análise arqueológica
International Journal of Development Research
Práticas discursivas sobre cabelos cacheados: uma análise arqueológica
Received 17th June 2020; Received in revised form 23rd July 2020; Accepted 06th August 2020; Published online 23rd September 2020
Copyright © 2020, Mônica Da Silva Cruz You et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Análisearqueológica de discursos em anúncios relativos a cosméticos para cabelos cacheados. Os anúncios sãoentendidos como práticas discursivas que, do ponto de vista dos estudos foucaultianos, são elementos quetêm espessura histórica, têm condições específicas de existência, e possuem regraspróprias de funcionamento e de circulação. A pergunta a que se propôsresponder foi: que regras de formação, que poderes e saberespavimentam os anúncios de produtos para cabelos cacheados? Os resultados da análise demonstraram que, como práticas discursivas, os textos avaliadosatualizam saberes sobre o corpo da mulher negra, apresentando-ocomo espaço que precisa ser moldado para se adequar a uma visibilidadeimpostapelo mercado da beleza, nasociedade contemporânea. Os saberes que formam as práticas discursivas analisadas se relacionam ao campo da economia, da química e da medicina.