Perfil de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (aines) dispensados em uma drogaria
International Journal of Development Research
Perfil de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (aines) dispensados em uma drogaria
Received 06th May 2020; Received in revised form 11th June 2020; Accepted 13th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Francisco das Chagas Araújo Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos não esteróides (AINEs) pertencem a uma classe terapêutica com expressivo consumo. Os AINEs apresentam livre comércio no Brasil, o que pode gerar um uso indiscriminado dessa classe terapêutica. Porém, esses fármacos podem apresentar graves efeitos colaterais no trato gastrointestinal e renal, por exemplo. Portanto, os AINEs apresentam riscos à população quando utilizado de forma indiscriminada, sendo necessária orientação quanto aos principais efeitos graves desses medicamentos. O presente trabalho teve por objetivo analisar os medicamentos AINEs mais dispensados em uma drogaria, na cidade de Tuntum-MA, durante o período de janeiro a dezembro de 2019. Para isso,realizou-se um estudo de caráter exploratório descritivo, sendo o procedimento metodológico documental, na avaliação dos registros de venda da drogaria escolhida. Foram incluídos no estudo todos os registros de venda de janeiro a dezembro de 2019, destacando-se os AINEs dispensados no estabelecimento. Foi realizado um estudo exploratório, descritivo e retrospectivo, com procedimento metodológico documental a avaliação dos registros de vendas de uma drogaria comunitária no município de Tuntum-MA.Na análise de dados realizada com base nas dispensações feitas em uma drogaria comunitária, observou-se um número total de 9.008 dispensações de medicamentos da classe dos AINEs, refletindo todas nos meses do ano de 2019. Os AINEs mais dispensados foram: dipirona, representando 29,16% das dispensações realizadas, seguido da Nimesulida 21,32%, Ibuprofeno 13,67%, AAS 9,69% Diclofenaco 8,45%, Naproxeno 7,87%. Os demais fármacos analisados representaram dispensação inferior a 5%.Conseguimos concluir uma alta dispensação de AINEs na drogaria, sendo maiores nos meses de agosto e dezembro, apesar destes medicamentos não requerer prescrição médica, possuem graves efeitos adversos se usados de maneira indiscriminada, importante ressaltar o papel fundamental do farmacêutico na garantia da segurança da terapia.