Vivências e sentimentos de profissionais e cuidadores familiares frente à terminalidade: Uma revisão integrativa
International Journal of Development Research
Vivências e sentimentos de profissionais e cuidadores familiares frente à terminalidade: Uma revisão integrativa
Received 27th April, 2020; Received in revised form 09th May, 2020; Accepted 06th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Samantha Souza da Costa Pereira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se compreender as vivências e sentimentos do cuidador familiar e da equipe de enfermagem no processo de morte e morrer. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio da BVS e suas bases de dados SCIELO e Pubmed publicados no período de 2008 a 2020. Utilizou-se 22 artigos, que atenderam aos critérios de inclusão, sendo submetidos à análise de conteúdo semântica. Os resultados da pesquisa permitem inferir a vivência do cuidador familiar com a equipe de enfermagem, onde o mesmo muda a sua rotina e passa conviver em um ambiente hospitalar, modificando seus hábitos diários. A pesquisa possibilitou também compreender o papel da equipe de enfermagem frente ao cuidador familiar e mostrou as dificuldades encontrada pelos mesmos. Conclui-se que a assistência de enfermagem prestada durante o processo morte e morrer deve-se englobar não apenas o paciente, mas as pessoas que estão próximas durante este processo, como o cuidador/familiar.