Produção de brachiaria brizantha c.v. piatã sob pastejo de ovinos em áreas adubadas com nitrogênio na estação das águas
International Journal of Development Research
Produção de brachiaria brizantha c.v. piatã sob pastejo de ovinos em áreas adubadas com nitrogênio na estação das águas
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Antônio Rodrigues da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O aumento de biomassa das gramíneas pode ser potencializado com o uso dos fertilizantes nitrogenados. Dessa forma objetivou-se avaliar a produção de massa de forragem de capim piatã sob pastejo de ovinos e fertilização nitrogenada durante a primavera. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com quatro tratamentos (0, 150, 300 e 450 kg ha de N) e três repetições, em parcelas de 36 m2. A fertilização nitrogenada foi aplicada parceladamente, de acordo como os tratamentos. O pastejo foi realizado com ovinos quando o dossel forrageiro atingia 95% de interceptação luminosa (IL) até a altura de 20 cm de pós-pastejo. A produção de massa seca de forragem, lâmina foliar, colmo e material morto de capim piatã responderam de forma linear positiva a fertilização nitrogenada com aumento de 6,8; 4,32; 1,67 e 0,87 kg por kg de nitrogênio aplicado, respectivamente. O pastejo do capim piatã realizado de acordo com a meta de interrupção do pastejo de 95% de IL associado a fertilização nitrogenada resultou em controle da estrutura do pasto com maior produção de lâmina foliar em relação ao colmo e material morto.