Análise espacial do tracoma em escolares do ensino fundamental público de um município do leste maranhense
International Journal of Development Research
Análise espacial do tracoma em escolares do ensino fundamental público de um município do leste maranhense
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Tharliane Silva Chaves et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do estudo foi analisar o perfil clínico epidemiológico e a distribuição espacial do tracoma em escolares do primeiro ao nono ano da rede municipal de ensino de Caxias-MA. Foram avaliados 6.211 escolares da rede de ensino entre os meses de agosto a novembro de 2016. O diagnóstico dos casos foi essencialmente clínico, sendo realizado também para os casos positivos, o exame laboratorial Imunofluorescência Direta - IFD, e o Geoprocessamento. A análise estatística foi realizada com o programa SPSS versão 20.0 Windows, usando os testes de associação qui-quadrado e OddsRatio(IC95%), considerando-se o nível de significância de 5%.A prevalência das formas clínicas do Tracoma Inflamatório Folicular (TF) e Cicatriz Tracomatosa (TS) foi de 0,4%, 25 casos. As variáveis higiene facial, número de vezes que lava o rosto, localização e faixa etária, apresentaram associação com o tracoma. A análise espacial dos casos diagnosticados mostrou distribuição do tracoma nas regiões mais periféricas da cidade, áreas onde a infra-estrutura e fornecimento dos serviços de saúde podem estar mais precários. Mesmo com uma prevalência baixa, deve-se levar em conta a importância epidemiológica do tracoma no município, reforçando especialmente, atividades de educação em saúde como forma combinada às ações da vigilância epidemiológica.