Fatores de riscos para desenvolvimento de ler e dort em acadêmicos de uma instituição de ensino superior privado
International Journal of Development Research
Fatores de riscos para desenvolvimento de ler e dort em acadêmicos de uma instituição de ensino superior privado
Received 16th February, 2020; Received in revised form 17th March, 2020; Accepted 11th April, 2020; Published online 25th May, 2020
Copyright © 2020, Francisco das Chagas Araújo Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores de riscos para desenvolvimento das Lesões por Esforços Repetitivos (LER), e os Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT) em acadêmicos de uma instituição de superior privado. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo com uma abordagem quantitativa dos dados, realizada cm 70 acadêmicos de ambos os sexos devidamente matriculados no curso de Fisioterapia do 7 e 8 períodosde uma instituição de ensino superior privado. Quantos aos resultados, observou-se que 75,71% eram do sexo feminino. Em relação a ocupação 85,71% conciliam o trabalho com a faculdade. Observou-se também que 62,9% dos alunos não praticam atividade física e70,7% dos acadêmicos fazem o uso do computador frequentemente, associado a esse uso 85,7% dos acadêmicos sentem dores e desconfortos posturais, na qual permanecem em sala de aula. Com relação a todos esses aspectos, o estudo mostra que 94,3% dos acadêmicos sentem dores moderada de acordo com a escala visual analógica em diversos grupos musculares, principalmente na musculatura postural. Diante disso e necessário promover estratégias de prevenções, enfatizando os fatores de riscos de modo que se possa conscientizar e multiplicar as informações.