Atuação do enfermeiro na prevenção da sífilis congênita no âmbito da estratégia de saúde da família
International Journal of Development Research
Atuação do enfermeiro na prevenção da sífilis congênita no âmbito da estratégia de saúde da família
Received 16th January, 2020; Received in revised form 24th February, 2020; Accepted 26th March, 2020; Published online 30th April, 2020
Copyright © 2020, Maria Eduarda Lima da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se com este estudo analisar as evidências científicas disponíveis na literatura acerca da atuação do enfermeiro na prevenção da sífilis congênita no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma revisão integrativa de natureza exploratória. O levantamento dos artigos na literatura deu-se por meio de pesquisa na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados em Enfermagem. A amostra final contou com 16 artigos após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Verificou-se que a assistência de má qualidade, o início tardio do pré-natal, a não conclusão do tratamento para a sífilis são fatores que contribuem para o aumento da transmissão vertical da doença. A maior dificuldade que o enfermeiro encontra na prestação de uma assistência qualificada relaciona-se a aspectos do próprio atendimento e dificuldades de adesão à terapêutica, pois em muitos casos tanto o parceiro quanto a mãe com sífilis não aderem à terapia ou realizam o tratamento de forma incompleta.