Situação financeira: libertação ou aprisionamento da mulher vítima de violência doméstica
International Journal of Development Research
Situação financeira: libertação ou aprisionamento da mulher vítima de violência doméstica
Received 17th September, 2019; Received in revised form 26th October, 2019; Accepted 07th November, 2019; Published online 31th December, 2019
Copyright © 2019, Xavier S. Tamires, et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A violência doméstica (VD) acomete a sociedade de maneirasilenciosa, uma vez que, as “vias de fato”, na concepção da violência corporal, é a “gota d’água”, porque, antes dela, acontecem outros tipos de violência que, muitas vezes, são ignoradas pela sociedade e acabam deixando essa vítima mais vulnerável e sem forças para romper esse ciclo de violência.Além disso, existe a condição financeira dessa mulher que pode deixá-la ainda mais presa a esse relacionamento. Visto isso, o presente trabalho objetiva Construir o Discurso do Sujeito Coletivo sobre os sentimentos vivenciados pelas mulheres acerca da condição financeira enquanto fator que contribui para a permanência da mulher no ciclo de violência doméstica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e Ex-Post-Facto que foi realizada no Núcleo de Estética e Cosmética de uma Instituição privada, situado em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Participaram do estudo 6 mulheres, referenciadas do Centro de Referência Albertina Vasconcelos. Os resultados analisados levam a conclusão de que, embora não seja um fator determinante, a condição financeira é um fator que contribui para a permanência da mulher no ciclo de violência doméstica.