Análise do perfil de utilização de medicamentos para hanseníase em uma unidade básica de saúde do município de belém-pa
International Journal of Development Research
Análise do perfil de utilização de medicamentos para hanseníase em uma unidade básica de saúde do município de belém-pa
Received 27th August, 2019; Received in revised form 26th September, 2019; Accepted 09th October, 2019; Published online 30th November, 2019
Copyright © 2019, Neusilene da Costa Monteiro et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo Micobacterium leprae, e manifesta-se através de sinais e sintomas dermatoneurológicos. O tratamento preconizado pela Organização Mundial de Saúde é a Poliquimioterapia (PQT), uma associação de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina, dispensada de forma gratuita em toda a rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a forma operacional. Objetivo: Analisar o perfil de utilização de medicamentos para hanseníase em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Belém/PA, no período de junho de 2016 a junho de 2019. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, retrospectivo da utilização de medicamentos, em que os dados foram coletados de relatórios de gestão gerados pelo sistema Hórus e do Livro de Registros e Controle de Casos de Hanseníase da referida UBS. Resultados: Dos 60 casos registrados no período do estudo, 32(54%) foram notificados como casos novos e a distribuição por gênero foi de 21(36%) mulheres e 39(64%) homens nos quais, a forma operacional multibacilar foi a mais prevalente. Conclusão: O estudo mostrou que embora tenha ocorrido decréscimo de casos, ainda há casos novos sendo registrados na região, evidenciando a necessidade de medidas efetivas no controle da doença.