Percepção de cuidadores acerca da assistência em saúde mental e da institucionalização
International Journal of Development Research
Percepção de cuidadores acerca da assistência em saúde mental e da institucionalização
Received 29th May, 2019; Received in revised form 03rd June, 2019; Accepted 17th July, 2019; Published online 30th August, 2019
Copyright©2019, Marisa Martins Fernandes Dias et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Compreender a percepção de cuidado em saúde mental e de institucionalização por parte de profissionais cuidadores de saúde que atuam em um hospital psiquiátrico.Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital psiquiátrico localizado em um município do Nordeste Brasileiro. A população foi composta por cuidadores em saúde na área mental. A amostra é do tipo não probabilística por conveniência, composta por dez cuidadores que estavam no serviço durante a coleta de dados. A análise se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Importante ressaltar que foram observados os preceitos éticos que normatizam a pesquisa com seres humanos no Brasil, dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A partir da utilização da técnica de análise dos discursos emergiram duas categorias temáticas para discussão: Visão acerca do cuidado institucionalizado e Atuação no processo de desinstitucionalização. Tais categorias abordaram achados importantes no cuidado em saúde mental, tal como o abandono familiar e participação da equipe multidisciplinar no processo de desinstitucionalização. Conclusão: O presente estudo demonstrou que os cuidadores, mesmo no contexto institucionalizado, apresentam a valorização da humanização e empatia na assistência em saúde mental.