Impacto do processo gestacional na força muscular respiratória
International Journal of Development Research
Impacto do processo gestacional na força muscular respiratória
Received 17th March, 2019; Received in revised form 25th April, 2019; Accepted 10th May, 2019; Published online 30th June, 2019.
Copyright © 2019, Ana Luiza Meira Lima et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Verificar o impacto do processo gestacional na força muscular respiratória. Materiais e Método: trata-se de um estudo do tipo transversal, analítico e quantitativo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Independente do Nordeste e aprovado conforme parecer: 2.824.919. A coleta de dados foi realizada em uma unidade hospitalar pública no município de Vitória da Conquista-BA. As participantes foram 30 gestantes, que se encontravam na unidade de saúde para realizar a consulta pré-natal. Foi utilizado o instrumento de manovacuometria para coletados volumes pressões inspiratórias (PImáx) e expiratórias (PEmáx) máximas, e um questionário com dados sociodemográficos e clínico. Para a análise estatística utilizou-se o software The StatisticalPackage for Social Sciences 22.0 para Windows. As correlações existentes foram analisadas com o uso dos testes Kruskal-Wallis e o Qui-quadrado (p<0,05). A plotagem de gráficos e tabelas deu-se pelo programa Microsoft Excel 2016. Resultados: há uma redução significativa dos valores das PImáx e PEmáx, principalmente quando se compara valores obtidos com os preditos, com exceção das PImáx do segundo trimestre (p=0,081). Conclusão: durante a gestação ocorre um impacto na força muscular respiratória, quando se compara os valores obtidos com os valores preditos.