Aformação do discente de pós-graduação para a docência em práticas integrativas e complementares
International Journal of Development Research
Aformação do discente de pós-graduação para a docência em práticas integrativas e complementares
Received 17th January, 2019; Received in revised form 06th February, 2019; Accepted 09th March, 2019; Published online 30th April, 2019
Copyright © 2019, Layres Canuta Cardoso Climaco et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: descrever a vivência no campo da aprendizagem e do ensino no que tange as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, sob a perspectiva de uma mestranda.Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa. A experiência ocorreu no decorrer do ano de 2018, após o ingresso no mestrado acadêmico, e foi dividida em duas etapas: a primeira em busca de aprendizagem sobre as PICS (teoria e prática) através do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde e a segunda a aplicação do conhecimento no estágio docência. Resultados: a vivência permitiu refletir e ampliar o conhecimento acerca das PICS enquanto política pública e modalidade alternativa e complementar de cuidado em saúde, bem como o aperfeiçoamento da prática do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais:A experiência aprender-vivenciar-ensinar possibilitou a aproximação com a temática até então não explorada, incentivando a formação profissional e acadêmicade pós-graduandos e graduandos de forma ampliada no que diz respeito ao pensar-saber-fazer, bem como em relaçãoàspossibilidades do cuidado em saúde. Espera-se através da vivênciao interesse de docentes para a inclusão da temáticae queresultados favoreçam positivamente a consolidação da temática nos cursos graduação em saúde.