Comparação de Métodos de Estimativa dos Dias Parados em obras de Engenharia Rodoviária em Função das Chuvas
International Journal of Development Research
Comparação de Métodos de Estimativa dos Dias Parados em obras de Engenharia Rodoviária em Função das Chuvas
Received 28th November, 2024; Received in revised form 14th December, 2024; Accepted 25th December, 2024; Published online 30th January, 2025
Copyright©2025, Álvaro José Back et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A ocorrência de chuvas impacta as atividades de engenharia, como terraplanagem e construção de estradas ou obras hidráulicas. A determinação dos dias parados é importante para a elaboração do cronograma de execução e também na estimativa dos custos e orçamentação da obra. O presente estudo teve como objetivo aplicar e avaliar os resultados obtidos por diferentes metodologias para a estimativa dos dias parados. Foi utilizada a série histórica de precipitação do período de 1977 a 2022, da estação pluviométrica de Araquari (SC). Foram calculados os dias parados usando os critérios de Mendes (2006), Mattos (2015) e a metodologia usada no Sicro (DNIT, 2017). A análise dos resultados evidenciou que a diferença do método de Mendes e Sicro deve-se fundamentalmente pela duração da jornada de trabalho diária considerada no método do Sicro.