Águas da Amazônia: Biodiversidade, Comunidades locais e a Importância da lei das águas para a Sustentabilidade
International Journal of Development Research
Águas da Amazônia: Biodiversidade, Comunidades locais e a Importância da lei das águas para a Sustentabilidade
Received 17th May, 2024; Received in revised form 26th June, 2024; Accepted 11th July, 2024; Published online 30th August, 2024
Copyright©2024, Danielle Costa de Souza Simas. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Amazônia possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, essencial para a biodiversidade e para as populações locais. A gestão sustentável desses recursos envolve regulamentações que garantam o uso racional da água, proteção dos cursos d'água contra poluição e a preservação dos ecossistemas aquáticos. Diante das crescentes pressões sobre os recursos naturais da Amazônia, a gestão e a conservação dos recursos hídricos emergem como questões centrais para assegurar a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das populações da região. A Lei nº 9.433/1997, denominada Lei das Águas, oferece um arcabouço regulatório que promove o uso racional e a participação da sociedade, refletindo a necessidade de equilibrar desenvolvimento e preservação. Utilizando uma abordagem qualitativa que combina revisão bibliográfica e análise documental, a pesquisa visa entender e promover práticas de gestão sustentável dos recursos hídricos na Amazônia. A conservação desses recursos é essencial para a biodiversidade e para o bem-estar das populações locais. Ao investigar a aplicação da Lei das Águas e identificar boas práticas de manejo, o estudo busca contribuir para a formulação de políticas públicas eficazes e estratégias sustentáveis para os recursos hídricos amazônicos a longo prazo.