Prescrição Intercorrente na execução fiscal Estrutural: O Caso Urbana
International Journal of Development Research
Prescrição Intercorrente na execução fiscal Estrutural: O Caso Urbana
Received 02nd January, 2024; Received in revised form 11th January, 2024; Accepted 06th February, 2024; Published online 28th February, 2024
Copyright©2024, Dra Adriana de Fátima Pilatti Ferreira Campagnoli and Peter Emanuel Pinto. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo trata da prescrição intercorrente na execução fiscal tributária com a aplicação das técnicas do processo estrutural. Para tanto se busca conceituar o processo estrutural e a execução fiscal, para entender esses institutos diante da prescrição intercorrente. O estudo se pauta no caso da Companhia de Serviços de Natal (Urbana), no qual se aplica a mencionada técnica para a tratativa de um acordo de quitação do débito fiscal. Na pesquisa se utiliza o método dedutivo, através da pesquisa legislativa, de estudos científicos e da jurisprudência dos Tribunais Superiores brasileiros. Partiu-se de uma análise geral para convergir ao objeto do processo estrutural e da prescrição intercorrente tributária. A importância desta pesquisa recai sobre a limitação trazida pela prescrição intercorrente no seio da execução fiscal tributária no processo estrutural. Como resultado, se observa que, na área tributária e, especificamente na execução fiscal, o magistrado terá limitação de prazo para executar técnicas do processo estrutural.