Puérperas e as representações sociais acerca dos cuidados com o recém-nascido em uma maternidade de referência regional
International Journal of Development Research
Puérperas e as representações sociais acerca dos cuidados com o recém-nascido em uma maternidade de referência regional
Received 14th October, 2023; Received in revised form 26th November, 2023; Accepted 17th December, 2023; Published online 30th January, 2024
Copyright©2024, Eduarda de Deus Gomes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Ministério da Saúde vem implementando estratégias que visam melhorias na assistência à mulher desde seu período gestacional ao puerpério e a assistência ao recém-nascido. Desta forma, foi efetivada em 2011 a Rede Cegonha com o intuito de contemplar medidas para um atendimento seguro e humanizado à gestante, parturiente, puérpera e a criança desde o seu nascimento até os dois anos de vida, tendo como um de seus objetivos reduzir a mortalidade materna e infantil. Essa pesquisa objetivou-se avaliar as representações sociais acerca dos cuidados com o recém-nascido de puérperas internadas em uma maternidade de referência regional, localizada na região noroeste do Espírito Santo. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, transversal de abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por 40 puérperas e os dados foram coletados mediante entrevistas utilizando como roteiro um formulário semiestruturado, que foram integralmente gravadas e posteriormente transcritas. Os resultados foram tratados utilizando a análise semântica das informações e extraídas as evocações, as quais foram elucidadas através do software openEVOC 0.92. finalizando com a discussão das representações sociais (RS) obtidas, fundamentada na Teoria do Núcleo Central (TNC). Diante disso, identificou-se que as práticas de cuidado neonatal são influenciadas pelas orientações de profissionais de saúde durante a gestação e pós-parto, a qual as equipes de saúde desempenham um papel essencial ao instruir sobre os cuidados neonatais para promover a saúde da mãe e do recém-nascido. Portanto, resta admitir que, o pré-natal é imprescindível e a equipe de saúde desempenha o importante papel de apoiar as gestantes sobre cuidados neonatais, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).