Características anatomo-histopatológicas do carcinoma mamário invasivo inflamatório: Uma revisão sistemática
International Journal of Development Research
Características anatomo-histopatológicas do carcinoma mamário invasivo inflamatório: Uma revisão sistemática
Received 11th April, 2023; Received in revised form 20th May, 2023; Accepted 06th June, 2023; Published online 30th July, 2023
Copyright©2023, Fábio Costa Silva Filho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O câncer de mama é um tumor decorrente de uma proliferação de células defeituosas, podendo levar a metástases – formação de nódulos em outras partes do corpo. O tamanho da estrutura, o número de esferas e as áreas atingidas irão diferenciar os 8 estágios de desenvolvimento do câncer de mama, além disso, quanto mais desenvolvido estiver o câncer, mais esferas terá no tecido mamário. Podemos categorizá-los em: ductal, lobular e tipos especiais. O objetivo desta revisão sistemática foi coletar e analisar as características anatomo-patológicas do carcinoma mamário invasivo inflamatório, visando esclarecer seus aspeectos e faciliatar o diagnóstico e classificação da disfunção mamária em questão. A pesquisa é uma revisão sistemática fundamentada na estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). A pesquisa foi realizada utilizando publicações indexadas com base de dados SCIELO, PubMed, Medline e LILACS e referências bibliográficas de artigos encontrados nas bases de dados citadas em um recorte temporal de 2019 à 2023. Em buscas nas bases mencionadas como fontes para o presente estudo, foram selecionados 16 artigos que trazem o câncer de mama inflamatório fora de um subtipo histológico escífico, mas, muitas vezes sendo classificado como um carcinoma do tipo ductal, que pode ser dividido em três graus histológicos – grau 1 (bem diferenciado), grau 2 (moderadamente diferenciado) e grau 3 (pouco diferenciado). Outras características do carcinoma mamário invasivo incluem a presença de êmbolos tumorais na derme da regão do tumor, mastite e presença de TAMs – macrófagos associados a tumores – no infiltrado inflamatório.