Percepção de adolescentes sobre a sua saúde mental durante a pandemia de covid-19
International Journal of Development Research
Percepção de adolescentes sobre a sua saúde mental durante a pandemia de covid-19
Received 17th April, 2023; Received in revised form 28th May, 2023; Accepted 27th June, 2023; Published online 28th July, 2023
Copyright©2023, Mariela Bazzi de Matos Pedreira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A pandemia de Covid 19 afetou a vida de milhões de pessoas. Os adolescentes, com todas as peculiaridades que marcam esse momento da vida, também sofreram consequências. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção de adolescentes com relação ao impacto da pandemia na sua saúde mental. O estudo foi realizado em uma unidade ambulatorial de um hospital universitário, através de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada, contendo questões relacionadas a percepção em relação a saúde mental dos adolescentes e através da aplicação de dois instrumentos validados: o “Youth Self Report”, aplicado nos adolescentes; e o ChildBehavior Checklist, aplicado nos pais ou responsáveis, que medem sintomas comportamentais e emocionais, incluindo queixas somáticas. Observou-se homogeneidade na percepção dos adolescentes, que vai desde a concepção em relação às próprias atitudes que os faziam felizes antes da pandemia, até o que eles entendem sobre os próprios sentimentos atualmente. Os adolescentes têm percepção sobre mudanças em sua saúde emocional e o quanto redes de apoio, centrada nos seus pares, podem ajudá-los a superar momentos de dificuldade, como os impostos pelo período pandêmico.