Injúria renal aguda associada a síndrome de haff: estudo de caso
International Journal of Development Research
Injúria renal aguda associada a síndrome de haff: estudo de caso
Received 11th April, 2023; Received in revised form 27th April, 2023; Accepted 13th May, 2023; Published online 30th June, 2023
Copyright©2023, Caroline Dias Pastana and Hivisda Costa Sousa. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Resumo- A Síndrome de Haff é uma doença caracterizada por mialgia comumente acompanhada de mioglobinúria após a ingestão de peixe cozido e crustáceos. É considerada uma doença emergente, com relevância na clínicamédica, apresentando impactos importantes na saúde humana e no desenvolvimento socioeconômico. Objetivo: Descrever um estudo de caso de paciente com diagnóstico de injúria renal aguda associada a síndrome de Haff. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, descritivo, do tipo relato de caso; paciente sexo feminino, com diagnóstico de injúria renal aguda associada a síndrome de Haff, acompanhado no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), na cidade de Macapá, Amapá. A história clínica, a investigação diagnóstica, o manejo e o desfecho clínico, foram coletados por meio da análise de prontuário da paciente. Conclusão: Sugere-se que protocolos de prevenção, diagnóstico e terapêuticasejam sistematicamente instituídos, visando reduzir a incidência desta doença, bem como possíveis complicações, como a rabdomiólise e evolução clínica para falência renal.