Estudo Retrospectivo Sobre Idh E A Prevalência De Fissuras Labiopalatinas
International Journal of Development Research
Estudo Retrospectivo Sobre Idh E A Prevalência De Fissuras Labiopalatinas
Received 14th March, 2023 Received in revised form 06th April, 2023 Accepted 28th April, 2023 Published online 30th May, 2023
Copyright©2023, Victória Toledo Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
As malformações anatômicas faciais mais comuns são as fissuras labiais e/ou palatinas, caracterizadas por fusão incompleta de processos maxilares e palatinos. A realização de um pré natal completo é importante para prevenir e diagnosticar precocemente essas malformações. Sabe-se que um dos pilares do IDH é a saúde, por isso, buscou-se por meio deste trabalho, correlacionar a prevalência de fissuras labiopalatinas e o IDH da cidade natal dos pacientes. Para isso, analisou-se prontuários médicos de um serviço de saúde no sul de Minas Gerais, entre o período de 1991-2021, de forma a retirar dados importantes, tais como naturalidade, sexo, zona de moradia, entre outros. Ao todo, foram analisados 1264 prontuários, sendo que a maioria dos pacientes era natural de cidades com IDH alto e da zona urbana. Devido a heterogeneidade da oferta de serviços de saúde no Brasil, não é possível afirmar que todos os pacientes receberam os devidos cuidados pré gestacional e pré natal. Por isso, o IDH esteve mais relacionado à oferta de serviços de saúde para reparo das formações.