Prevenção e tratamento precoce da sífilis congênita: revisão integrativa
International Journal of Development Research
Prevenção e tratamento precoce da sífilis congênita: revisão integrativa
Received 20th January, 2023; Received in revised form 07th February, 2023; Accepted 27th February, 2023; Published online 28th March, 2023
Copyright©2023, Juliano Massini Medici da Costa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível de fácil diagnóstico, tem cura em qualquer estágio gestacional e sua transmissão vertical pode ocorrer em qualquer estágio clínico da doença. Seu agente etiológico, o Treponema pallidum, pode acarretar graves conseqüências para o concepto intra-útero, assim como na vida extra-uterina. Objetivou-se identificar, nas produções científicas, formas de prevenção e tratamento precoce da sífilis congênita. Tratou-se de uma revisão integrativa, nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF, através do agrupamento dos seguintes descritores Ciência da Saúde (DeCS): Sífilis congênita; Prevenção de doenças; Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas, em conjunto com o operador boleano AND. Foram identificados 17 artigos. Após a leitura flutuante destes foram identificados 09 estudos que compuseram a seleção e a integração dos dados resultou em duas categorias: a) O pré-natal como ferramenta na prevenção da sífilis congênita e b) Educação em Saúde como estratégia para promoção da saúde no contexto da transmissão vertical da sífilis. Concluiu-se que as ações de prevenção e controle da sífilis congênita incluem acesso ao pré-natal de qualidade, integral e humanizado e o rastreamento sorológico, com início imediato do tratamento das gestantes identificadas e seus parceiros. Todavia, faz-se necessária a realização de qualificação dos profissionais de saúde e educação em saúde para a população.