A depressão em idosos Institucionalizados: Umarevisão integrativa
International Journal of Development Research
A depressão em idosos Institucionalizados: Umarevisão integrativa
Received 17th September, 2022; Received in revised form 20th September, 2022; Accepted 11th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Patricia Kecianne Costa Ribeiro and Sabrina da Silva Barros. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O envelhecimento é uma fase natural da vida do ser humano, o crescimento da população de idosos vem aumentando muito nos últimos anos, com isso, é gerada novas demandas que precisam ser atendidas, entre as várias necessidades existentes, a depressão entre idosos em Instituições de Longa Permanência é uma delas. O presente estudo tem como objetivo, identificar as principais causas da depressão em idosos institucionalizados. Para isso, foi desenvolvido uma revisão integrativa da literatura. A seleção dos artigos passou por dois processos, sendo o primeiro a análise de conteúdo e o segundo o agrupamento das informações, os resultados obtidos forama seleção de 06 artigos que corroboraram com a problemática levantada. Os achados da revisão indicam por meio de seus estudos que a depressão se apresenta como uma patologia comum na vida do idoso, principalmente no institucionalizado, evidenciando assim um cuidado extra que se deve buscar no cuidado desses idosos. Conclui-se que, a depressão é altamente prevalente entre idosos institucionalizados e mais comum entre as mulheres, e as principais causas apontadas foram, o abandono familiar, o processo de readaptação em outro local de vivência e a mudança do seu círculo social.