O uso de antidepressivos a longo prazo: Revisão integrative
International Journal of Development Research
O uso de antidepressivos a longo prazo: Revisão integrative
Received 11th September, 2022; Received in revised form 27th September, 2022; Accepted 19th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Rodrigo Mateus Lima Sousa and Caroline Nascimento Moreira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Os antidepressivos são fármacos que atuam diretamente no sistema nervoso central, tem seu uso voltado ao tratamento de síndromes depressivas e de ansiedade. Apesar disto, seu uso a curto e longo prazo podem resultar em efeitos prejudiciais à saúde. O objetivo deste artigo é conhecer as principais consequências decorrentes do uso contínuo dos antidepressivos. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura no período de 2017 à 2022 nas bases Scielo e BVS. Os resultados da revisão integrativa ressaltaram a importância, os efeitos indesejáveis a curto e longo prazo bem como os principais cuidados acerca do uso dos antidepressivos, o que resultou na seleção de cinco artigos para compor o estudo. Existem diversos efeitos indesejáveis que variam desde de uma simples dor de cabeça até mesmo a morte prematura de idosos, efeitos que dependem do tempo de uso e a forma que estar sendo realizado, com ou sem prescrição. Conclui-se que o estudo permitiu o conhecer a importância, os efeitos indesejáveis do uso a curto e longo prazo, bem como os cuidados necessário para uso do mesmo.