Estrutura produtiva do Amazonas e setores-chave para o desenvolvimento: uma análise de insumo-produto
International Journal of Development Research
Estrutura produtiva do Amazonas e setores-chave para o desenvolvimento: uma análise de insumo-produto
Received 11th September, 2022; Received in revised form 27th September, 2022; Accepted 19th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Fábio Leandro Calderaro and Dercio Luiz Reis. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O estudo teve como objetivo analisar a estrutura produtiva do Amazonas e identificar os setores de atividade mais relevantes para a dinamização da economia do estado. Para tanto, com base na Matriz Amazonas 2015, fez-se um estudo exploratório mediante a utilização de indicadores de insumo-produto, como índices de ligações de Rasmussen-Hirschman, setores-chave, campo de influência, índices puros de ligação e multiplicadores econômicos de produção, emprego e renda. A análise mostrou que os principais setores-chave no encadeamento produtivo são energia elétrica e gás natural; refino de petróleo; fabricação de químicos, resinas e elastômeros; fabricação de produtos de borracha e plástico; e transporte terrestre, atuando como demandantes de insumos e ofertantes de produtos. Os multiplicadores de impacto mostraram que os setores de energia elétrica, gás natural e de refino de petróleo são os que mais se destacam na produção, e que, mesmo com o Polo Industrial de Manaus, o setor de serviços tem peso para a geração de emprego e renda na região. Assim sendo, ao avaliar a estrutura produtiva do estado, espera-se contribuir com os agentes tomadores de decisão para a elaboração de políticas que promovam o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.