Apoio afetivo em idosos institucionalizados: situação retratada em tempos de pandemia covid-19
International Journal of Development Research
Apoio afetivo em idosos institucionalizados: situação retratada em tempos de pandemia covid-19
Received 17th September, 2022 Received in revised form 20th September, 2022 Accepted 29th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Barbara Jeane Pinto Chaves et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Pesquisa com objetivo de analisar o apoio social, especificamente o domínio afetivo da escala de Apoio Social MOS-SSS, antes e durante a pandemia da COVID-19, de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Refere-se a um estudo descritivo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido com 60 idosos de quatro Instituições paraíbanas, escolhidos através de critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Os dados foram coletados em: setembro a dezembro de 2019 e agosto a outubro de 2020, através de instrumento contendo dados sociodemográficos, de institucionalização e a Escala de Apoio Social MOS-SSS. Os achados foram digitados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0. Constatou-se que apesar das restrições decorrentes da Pandemia Covid-19, os idosos não apresentaram fragilidade relacionada ao domínio afetivo da escala de apoio social. Entretanto, é importante ressaltar que apesar dos achados, a atenção voltada para os idosos de ILPIs deve ser constante e contínua,seja por familiares, cuidadores ou profissionais de saúde, em especial os de enfermagem, no que concerne ao apoio social, como forma de proporcionar um envelhecimento digno e com saúde de qualidade.