Avaliação psicológica de abusoinfantil
International Journal of Development Research
Avaliação psicológica de abusoinfantil
Received 17th September, 2022 Received in revised form 20th September, 2022 Accepted 29th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Gleicy Rodrigues da Silva Sande et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A avaliação psicológica de abuso infantil intrafamiliar é um tipo de avaliação de difícil diagnóstico nas demandas judiciais. O presente trabalho teve o objetivo de discorrer sobre a tal avaliação por parte dos profissionais da psicologia. Trabalhou a seguinte problemática: quais instrumentos ou dispositivos diagnósticos que podem ser utilizados em situações de avaliação psicológica de abuso infantil intrafamiliar quando a criança não denuncia? Na metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica através de uma revisão sistemática da literatura. A coleta de dados se deu pela base de dados SciELO e PubMed e LILACS. Dos 25 trabalhos selecionados entre o período de 2017 a 2021, 18 foram selecionados e utilizados na realização desse estudo. Os resultados indicaram que a identificação do abuso infantil é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de psicologia, pois quando não há evidências físicas isso não implica necessariamente que o abuso não tenha ocorrido. No caso de ausência desses vestígios a avaliação psicológica é indispensável, visto que ela visa verificar se há indícios psicológicos que indiquem um suposto ato de abuso.