Ánalise fitoquímica e atividade antioxidante da hancornia speciosa: uma revisão
International Journal of Development Research
Ánalise fitoquímica e atividade antioxidante da hancornia speciosa: uma revisão
Received 27th September, 2022 Received in revised form 10th September, 2022 Accepted 19th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Maria Morgana Avelino Rodriguês and Cicero de Sousa Brito. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A compreenção dos compostos fitoquimicos da Hancornia speciosaproporciona o uso de seus extratos e derivados fenólicos como estrategias seguras e econômicas para tratamento e desenvolvimento de novos compostos ou drogras. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura afim de compreender a ánalise fitoquimica e a atividade antioxidante da Hancornia speciosa. Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar e Pubmed em outubro de 2022. A busca permitiu a identificação de treze artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. A partir da análise dos dados foi possível verificar que todos os artigos mostraram a presença de compostos fitoquímicos e atividades antioxidantes em todas as partes da Hancornia speciosa, sendo que 38% dos artigos abordaram a presença de compostos fitoquimicos nos frutos: 30,76% nas folhas; 15,38% no óleo da semente e 7, 69% no Latex. Portanto, foi possível concluir que a Hancornia speciosa, apresenta compostos fitoquimicos e atividade antioxidante em todos os extratos analisados, demostrando assimgrande potencialidade na utilização em processos medicinais e previsões patologicas.