Diversificação e desenvolvimento rural: Agricultura familiar, erva-mate e mel
International Journal of Development Research
Diversificação e desenvolvimento rural: Agricultura familiar, erva-mate e mel
Received 17th August, 2022 Received in revised form 19th September, 2022 Accepted 20th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Telma Regina Stroparo. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Visando identificar os resultados financeiros da cultura da erva-mate (Ilexparaguariensis) consorciada com a apicultura, em propriedade de agricultura familiar, a pesquisa apresenta possibilidades de geração de renda e diversificação de produção no âmbito das pequenas glebas rurais. A diversificação da renda é uma estratégia incentivada em propriedades praticantes da agricultura familiar pois possibilita otimizar os recursos aplicados, ter diferentes fontes de renda e propicia melhor aproveitamento da área territorial disponível. Especificamente quanto às duas formas de produção estudadas, ressalte-se que ambas podem ser operacionalizadas concomitante e conjuntamente, de forma simbiótica, na mesma área. Os resultados apontam para lucratividade das culturas desenvolvidas e, para além da análise estritamente financeira, ressaltam a relevância e implicações com aspectos culturais de saberes e práticas da população do território. Reforça a necessidade da diversificação, não apenas como forma de subsistência para uma parcela significativa da população rural, mas também por prover condições para o desenvolvimento sustentável.