Qualidade de vida e a contribuição da enfermagem no cuidado ao idoso: Revisão integrativa
International Journal of Development Research
Qualidade de vida e a contribuição da enfermagem no cuidado ao idoso: Revisão integrativa
Received 14th September, 2022; Received in revised form 20th September, 2022; Accepted 11th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Renilda Rodrigues Silva and Raquel Silva de Sousa. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O envelhecimento é uma realidade imutável e em paralelo a qualidade de vida nesta fase tem sido pauta de diversas discussões. A qualidade de vida durante este processo pode ter implicações diferentes, principalmente se tratando do fator humano, que estar a auxiliar no cuidado ao idoso. O objetivo é descrever as contribuições dos profissionais de enfermagem para a promoção da qualidade de vida aos idosos. Trata-se de uma Revisão Integrativa no período de 2017 à setembro 2022 nas bases Scielo, Lilacs e Medline, utilizando (DeCS): assistência de enfermagem; qualidade de vida; cuidado de enfermagem combinados com operador AND. Os achados da revisão indicaram que as contribuições dos profissionais de enfermagem ao cuidado do idoso são diversas, nos programas de promoção a saúde, desde de acompanhar, orientar pacientes idosos bem como familiares dos mesmo com a intenção de viabilizar a Sistematização da assistência ao idoso. O processo de envelhecimento pode ser considerado um fenômeno social, sendo necessário que ações e estratégias sejam repensadas, reelaborada e realizadas com o objetivo de oportunizar ao idoso uma qualidade de vida digna.