Violência financeira contra a pessoa Idosa: Estudo de revisão
International Journal of Development Research
Violência financeira contra a pessoa Idosa: Estudo de revisão
Received 27th April, 2022; Received in revised form 17th May, 2022; Accepted 29th June, 2022; Published online 28th July, 2022
Copyright © 2022, Maria de Fátima Bezerra do Nascimento and Robson Antão de Medeiros. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A violência financeira, também conhecidacomo violência patrimonial, é uma das formas frequentes de violência contra o idoso, causando-lhe além do prejuízo financeiro, danos psicológicos. Os órgãos de notificação e defesa têm registrado o aumento de notificações deste tipo de violência. Objetivos: Analisar e sistematizar, através de uma revisão integrativa da literatura, produções científicas em base de dados específicas da área de saúde, cuja temática versa sobre a violência financeira praticada contra a pessoa idosa, além dos estudos que foram realizados através de análises em Boletins de Ocorrência (BO) e registros em órgãos de proteção ao idoso, no período de 2014 a 2018. Metodologia: Trata-se de revisão da literatura, bibliográfica sistemática, do tipo integrativa, que buscou, através de artigos originais resgatados em base de dados acadêmicos, identificar as publicações sobre violência financeira contra a pessoa idosa registrados em delegacias especializadas e órgãos de proteção ao idoso no período de 2014 a 2018. Resultados: Foram evidenciados sete artigos, do tipo de estudo documental de abordagem quantitativa, oriundo de periódicos diversificados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online-SciELO, segundo o corte temporal, a incidência de publicações disseminadas no ano de 2015, 2016 e 2017 com dois estudos cada, como também nos anos de 2018 com um estudo. Considerações finais: observou-seque a violência financeira contra o idoso, tanto no âmbito nacional, como em outros países, tais como Açores, Portugal, Califórnia e Peru, compreende uma das formas de expressão de violência contra a pessoa idosa, bastante frequente e de difícil abordagem tendo em vista ser praticada no âmbito doméstico, por familiares ou pessoas da confiança das vítimas.