Condições de trabalho enfrentadas pelos enfermeiros em unidade de terapia intensiva referência para covid-19
International Journal of Development Research
Condições de trabalho enfrentadas pelos enfermeiros em unidade de terapia intensiva referência para covid-19
Received 25th April, 2022 Received in revised form 29th May, 2022 Accepted 24th June, 2022 Published online 25th July, 2022
Copyright © 2022, Cristiane Finzi-Quintão et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Caracterizar as condições de trabalho enfrentadas pelos enfermeiros em unidades de terapia intensiva referência para a COVID-19. Método: Trata-se de uma investigação exploratória com uma abordagem quantitativa realizada em Recife, PE, nas unidades de terapia intensiva referência para COVID-19. Foi aplicado um questionário aos 29 participantes sobre a qualidade do ambiente de trabalho, equipamentos e insumos, quantidade de profissionais, meios diagnósticos e terapêuticos e gerenciamento e organização do trabalho. Resultados: Em relação a qualidade do ambiente, 62,06% e 41,38% consideraram o conforto e a limpeza como bom respectivamente. 34,48% consideraram regular a disponibilidade de equipamentos. A quantidade de materiais foi considerada boa por 44,82%, embora 17,24% avaliaram ruim e 13,8% péssima. O suporte do laboratório foi avaliado como bom pela maioria. Já o serviço de nutrição e imagem foram conceituados como regular por 31,03% e o de farmácia regular por 51,52%. Conclusão: As condições de trabalho nos ambientes das UTIs estudadas na maioria das avaliações dos enfermeiros são satisfatórias. Sabe-se que as condições de trabalho estão diretamente relacionadas a uma boa e eficaz assistência de enfermagem.