Uso da terapia fotodinâmica associada ao tratamento
International Journal of Development Research
Uso da terapia fotodinâmica associada ao tratamento
Received 03rd February, 2022; Received in revised form 27th March, 2022; Accepted 10th April, 2022; Published online 20th May, 2022
Copyright © 2022, Breno Estevam Silva de Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma técnica auxiliar ao tratamento endodôntico convencional que vislumbra a diminuição de microrganismos dentro do sistema de canais. Esta terapia consiste na utilização de um corante e de um laser de baixa potência, e devido a sua natureza não tóxica e sua capacidade de acesso aos canais acessórios tem se mostrado uma técnica subsidiária eficaz. Com isto, esse trabalho visa analisar através de uma revisão integrativa da literatura a efetividade do uso da terapia fotodinâmica em associação ao tratamento endodôntico convencional. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório, que utilizou a técnica de revisão integrativa para coleta de dados. A princípio, foi feita uma busca avançada no Pubmed utilizando os descritores: “Photochemotherapy AND endodontics”. A partir da quantidade de artigos encontrada, foram incluídos apenas os que estavam dentro dos critérios de inclusão. Em um segundo momento, foi feita uma leitura completa de cada artigo selecionado e por último, foram extraídos os seguintes dados: dente tratado, tipo de laser, comprimento de onda, componente fotossensível, tempo de irradiação, protocolo utilizado (dose, energia, tempo), número de sessões, possíveis resultados clínicos e as conclusões dos autores. Esta categorização resultou em tabelas para uma análise descritiva, além de discussão da literatura relevante. Desta forma, a literatura revisada demonstrou sucesso na associação de terapias coadjuvantes como a TFD no tratamento endodôntico convencional, uma vez, que o corante associado a luz tem a capacidade de erradicar um maior número de microrganismos, causando uma melhor desinfecção e melhores resultados clínicos.