Riscos da alta prevalência de coinfecção por sars-cov-2 e vírus influenza a (H1N1/H3N2)
International Journal of Development Research
Riscos da alta prevalência de coinfecção por sars-cov-2 e vírus influenza a (H1N1/H3N2)
Received 11th January, 2022; Received in revised form 26th February, 2022; Accepted 08th March, 2022; Published online 30th April, 2022
Copyright © 2021, Paulo Sérgio da Paz Silva Filho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Com a presença da SARS-CoV2, sendo um vírus de alta transmissíbilidade, aliada à baixa cobertura vacinal para Influenza, cuja cepa H3N2 ainda não faz parte da vacina atual, representam condições para o surgimento e crescimento de casos de coinfecção, com isso o presente estudo tem como objetivo descrever os riscos da alta prevalência de coinfecção por SARS-CoV-2 e vírus influenza A (H1N1/H3N2). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Medical Publications (PubMed), Scopus (Elsevier), Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os seguintes termos nas bases de dados: SARS-CoV-2, Influenza A, Covid-19, Riscos e Prevalência. Dentre os 19 artigos utilizados para a realização da revisão, o delineamento dos respectivos correspondem a ensaio clínico randomizado, revisões de literatura, estudos transversal e pesquisa exploratória descritiva.Esta revisão destaca as semelhanças e diferenças entre influenza A e COVID-19 e os riscos potenciais associados a pandemias coincidentes. O COVID-19 tem uma taxa de mortalidade e letalidade mais alta e aumentou o risco de resultados adversos, especialmente em pacientes com doenças pré-existente.