Lesão por fricção em idosos residentes na comunidade: estudo transversal
International Journal of Development Research
Lesão por fricção em idosos residentes na comunidade: estudo transversal
Received 14th October, 2021; Received in revised form 20th November, 2021; Accepted 03rd December, 2021; Published online 28th January, 2022
Copyright © 2022, Juliana Balbinot Reis Girondi et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados à Lesão por Fricção entre idosos da comunidade. Método: estudo transversal descritivo, que incluiu idosos de 60 a 96 anos, com coleta de dados ocorreu entre outubro de 2018 e março de 2019 realizada por entrevistas semiestruturadas e exame físico. O banco de dados foi construído no Microsoft Excel® para Windows® e os dados analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0®. Para análise das variáveis categóricas utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Teste Exato de Fisher, conforme apropriado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A prevalência de Lesão por Fricção foi de 3% (12/396idosos). Idosos com cuidadores (p=0,099/RP=3,4), e em uso contínuo de analgésicos (p=0,019/RP=5,45) estão expostos a maior chance de serem acometidos por Lesão por Fricção. A obesidade ou sobrepeso parecem comportar-se como um fator de proteção. Conclusão: Identificou-se que os idosos residentes na comunidade com maior propensão ao desenvolvimento de LF são os que possuem cuidadores e os que fazem uso contínuo de analgésicos. A obesidade ou sobrepeso parecem comportar-se como um fator de proteção.